8 Cartilhas agroecológicas gratuitas para você

8 Cartilhas agroecológicas gratuitas para você

As Cartilhas agroecológicas da série Meio Ambiente foram elaboradas levando em consideração 8 temas: Proteção de nascentes, Conservação do solo, Sistemas Agroflorestais, Reserva Legal, Agroecologia, Adequação Ambiental, Controle de pragas e doenças e Adubação.

De maneira bem didática, os assuntos são abordados em forma de história em quadrinhos. Elas são excelentes materiais para todos os públicos, principalmente para agricultores do campo e da cidade. Para baixar as Cartilhas é só clicar na imagem.

São 8 cartilhas:

Cartilha adequação ambiental: todos os passos necessários para adequar ambientalmente a propriedade rural.

Cartilha Adubação: muitas receitas de como fazer adubação orgânica de hortas e pomares.

Cartilha Agroecologia: Aprenda sobre os princípios agroecológicos de produção de alimentos. A agroecologia pode ser aplicada tanto no campo quanto na cidade.

Cartilha Conservação do Solo: Fazer o manejo ecológico do solo é fundamental para torná-lo cada vem mais rico em fertilidade

Cartilha Controle de  Pragas e Doenças: Na agroecologia o conceito de praga e doença é tratado  com outro ponto de vista. O aparecimento de pragas é consequência de um ambiente desequilibrado e a chave para manter a horta saudável é entender as causa desse desequilíbrio e traçar estratégias para aumentar a biodiversidade.

Cartilha Protejam as Nascentes: as nascentes são locais sagrados onde aflora a água, o bem mais precioso para  os agricultores, aprender como preserva-las é fundamental para nossa sobrevivência no planeta terra.

Cartilha Sistema Agroflorestal: sistemas agroflorestais são a união de cultivos com arvore, é o futuro da agricultura. Você vai aprender como implantar um sistema agroflorestal e sua importância para a produção de alimentos saudáveis.

Cartilha Reserva Legal: Como manejar a reserva legal de modo ambientalmente saudável.

adequação ambiental

adubação

agroecologia

conservação do solo

controle de pragas

protejam as nascentes

sistema agroflorestal

reserva legal

Leia e me diga o que você acha desse excelente material! Não custa lembrar que eu posso enviar esse artigo e os próximos diretamente para você, basta apenas cadastrar seu e-mail.

Quer receber os artigos da Universidade Orgânica no seu e-mail? 

Responsive image

Fabio Morais


Gosto do cheiro da terra molhada e tomar banho de chuva. Gosto da roça, do contato com a terra. Minha profissão! Engenheiro Agrônomo que ama a agricultura orgânica e agroecologia.

  • Rubém Dario Delavy

    Fabio, bom dia ,muito bom essas cartilhas . Seria bom também que focem compartilhadas, nas escolas e associações de bairro na zona rural ,cooperativas, ongs de produtores e ambientalistas etc. Tem como receber pelo correio alguns exemplares para distribuição ?. agradeço ,um abraço .

    • Oi Rubém, boa noite. Essas cartilhas foram elaboradas pelo governo do estado do Espírito Santo e, infelizmente não foram reeditadas. Portanto só existem em meio eletrônio. No entanto, estou atento para quando reeditarem eu avisar todos os seguidores aqui do Blog. Abração.

    • Fabio Morais

      Oi Rubém, infelizmente não tenho elas impressas. Só estão disponíveis em meio eletrônico.

  • Edeilson Antonio da Silva

    Fábio Bom dia, quem fala é Edeilson, essas cartilhas são ótimas, se possível queria uma cartilha da cultura do abacaxi, porque estou com um experimento com o abacaxi orgânico para provar para sociedade que existe forma de produção livre de agrotóxico. Desde já agradeço,
    Edeilson extensionista rural.

    • Oi Edeilson, Tudo bem? Infelizmente eu não tenho a cartilha do cultivo de abacaxi orgânico, e não conheço esse tipo de publicação. Quero dar uma ideia para você: Por que você não escreve toda a sua experiência com a produção orgânica de abacaxi? Posso te ajudar nessa tarefa. Documente tudo que você está fazendo com fotos, anotações de tudo. Que tal fazer isso?

  • Fabiula Caroline

    Fabio muito legal sua iniciativa sou estudante de agroecologia e amei essa ideia!Amo agricutura organica!🍓🍈🍌

    • Olá Fabiula, que ótimo que esteja gostando, muito obrigado! Fique a vontade para comentar, dar suas sugestões de temas e críticas. Abraços.

  • Cida Lobato

    A cartilha Protejam as nascentes tem que pagar para baixar!!

    • Oi Cida, é só se cadastrar e compartilhar um material com a biblioteca virtual. Daí você consegue baixar a cartilha

  • Daniella Vanessa Abrantes Mart

    Não consegui baixar a cartilha “Protejam as Nascentes”. Quando clicamos vai para um site chamado Scribd. que cobra um valor para se associar e fazer downloads. Tem outra maneira de baixar esta cartilha? Trabalho com muitos técnicos agrícolas, para os quais serão muito úteis.

    • Oi Daniella, não precisa pagar. É só compartilhar um material com a biblioteca virtual que é liberado para baixar a cartilha.

    • Vitorio Nunes

      Fabio, consegui todas as cartilhas menos a “Protejam as Nascentes” que necessita estar cadastrado no Scrib. Nada contra o Scrib mas haveria outra maneira de completar a coleção de cartilhas que são extremamente úteis para agricultura familiar?
      Obrigado

  • Taby Tabyy

    oi gostaria de saber como funcionam os cursos sobre horta organicas e o valor dos cursos e sem tem algum certificado

  • Jéssica Maria

    Perfeito, Parabéns pela a iniciativa de poder compartilhar conosco!

  • Magali Beatriz Moser Peixoto I

    Boa noite. Gostaria muito de receber teus artigos, mas o local diz que meu email é invalido

    • Oi Magali, vá na pagina inicial do Blog, insira seu e-mail e clique no botão vermelho “quero fazer parte agora”.

    • Magali, tente agora e veja se funciona. Verifique se o seu e-mail está correto. Qualquer coisa passe seu e-mail que posso fazer sua inserção por aqui.

  • Elisângela Dos Santtos Santtan

    adorei este site também estudei agroecologia e me indentifiquei muito com os conteúdos

    • Oi Elisângela, aqui é o Fabio, Agrônomo da UO, tudo bem? Que ótimo que gostou! Qualquer dúvida e caso queira compartilhar informações sobre agroecologia com a gente, estamos por aqui.

      Até o próximo artigo e saudações agroecológicas!

  • Maria Derileni de Souza Barret

    Oi… Boa noite !Moro em uma comunidade carente , onde sou professora. Meu sonho é construir uma horta escolar ,mas sempre surge impecilhos.Com essas cartilhas , será uma boa oportunidade de dar início ao meu tão sonhado trabalho. Parabéns pela iniciativa 👏👏

    • Fabio Morais

      Oi Maria, espero que tenha muito sucesso na sua Horta escolar. As cartilhas na versão impressa já estão esgotadas. Agora só existe a versão digital.