Escolha as melhores cultivares de alface para sua horta orgânica

Continuando com a série de Como Plantar Alface Orgânica, vou te ensinar a escolher as melhores cultivares de alface para plantar na sua horta orgânica. No primeiro artigo da série ensinei a produzir as mudinhas orgânicas de alface, se você não leu ainda, vale apena aprender.

A alface é a hortaliça folhosa mais consumida no Brasil e uma das mais apreciadas mundialmente. Em virtude de sua produção rápida, ela sempre está perto dos consumidores tanto na cidade quanto no campo. Ela é amplamente cultivada em hortas domésticas de todos os tamanhos e modelos.

Originalmente a alface é mais adaptada para regiões de clima temperado, no entanto existem aquelas cultivares que tem suas sementes tropicalizadas. Tropicalizar significa selecionar aquelas plantas mais adaptadas através de melhoramento genético clássico, cruzando diferentes plantas até obter as características desejadas.

A primeiro ponto no momento de escolha da cultivar é definir os objetivos de se plantar uma horta. Se for um plantio comercial, faça uma pesquisa de mercado visitando agricultores, viveiros de mudas, supermercados e feiras livres. Consulte  profissionais como Agrônomos e outros ligados a ciências agrárias para ajudar na tomada de decisão sobre o que plantar. Observe e converse com os agricultores sobre quais tipos de cultivares são mais apreciadas pelos consumidores. Se o objetivo for para consumo próprio e de sua família, plante algumas cultivares, deguste e escolha as que sua família mais aprecia.

Outro ponto a ser considerado é o clima, a alface tem origem em países de clima temperado e, apesar de produzir o ano todo com as técnicas apropriadas, aqui no Brasil ela produz bem entre os meses de abril a novembro principalmente nas regiões Sul e Sudeste.

Para facilitar a sua escolha, vou apresentar os 5 tipos de alface mais cultivadas no Brasil. Esses tipos são definidos de acordo com a forma e textura de suas folhas. As mais comuns são de folha lisa e folha crespa e dentro desse grupo existem os tipos, veja só:

Cultivares de folhas soltas e lisas

Possuem folhas soltas e macias, são muito delicadas ao transporte e mais perecíveis em relação aos outros tipos. Não formam cabeça.

produtofoto_339_1187_orig
Crédito: Feltrin

Cultivares de folhas soltas e crespas

As folhas são soltas, porém com textura mais rígida e com as extremidades onduladas ou crespas. Possuem uma crocância maior que as de folhas soltas e lisas. não formam cabeça compacta. Podem apresentar coloração verde ou roxa. As alfaces roxas são mais utilizadas para ornamentação de saladas, e são muito saborosas tambem.

Alface-Crespa-Verde-Organica-e1375905783268
Credito: testedrivegastronomico

Cultivares do tipo “Romana”

As planta da alface tipo romana tem folhas alongadas com nervuras brancas, duras e tem boa durabilidade após a colheita. Por experiência própria armazenando na parte de baixo da geladeira, ela pode durar até 15 dias. Geralmente com coloração verde clara. São muito práticas na hora de fazer uma salada em razão das folhas ficarem agrupadas facilitando seu corte e higienização.

Alface_romana
Crédito: verduraslegumesprocessados

Cultivares repolhudas e lisas

Apresentam folhas lisas e com leve formação de cabeça pouco compacta. Suas nervuras são suaves e com aspecto oleoso. São mais perecíveis em comparação a outros cultivares, mas muito saborosas.

produtofoto_339_1187_orig
Crédito: Feltrin

Cultivares repolhudas e crespas

Essas cultivares também são chamadas de alface “americana”. Com folhas crespas e crocantes, elas forma uma cabeça compacta e são as preferidas de muitas empresas para compor as receitas de hamburgueres e outros pratos.  É muito saborosa e com boa durabilidade após a colheita.

Crédito: Agristar

Alguns exemplos de cultivares de alface

cultivares alface

Muitas destas cultivares podem apresentar características como tolerância ao calor, resistência a doenças e pragas e maior durabilidade.

Existem cultivares cuja sementes são mantidas tradicionalmente por famílias de agricultores. Essas cultivares são oriundo de décadas  de seleção natural e observação do agricultor. São as sementes conhecidas como crioulas, e possuem uma grande adaptação a região onde são cultivadas, mas não são encontradas facilmente nos mercados, e existem poucas empresas que a comercializam devido a falta de uma legislação que ampare esses agricultores a se tornarem produtores de sementes orgânicas de hortaliças.

Essa foram algumas dicas sobre como escolher as melhores cultivares de alface para sua horta. Qualquer dúvida entre em contato através do nosso e-mail, faça seu comentário que vou responder. Mais informações você encontra em nosso Canal UO no Youtube, no Grupo UO no Facebook.

Até o próximo artigo Universidade Orgânica!