Como Plantar Morango Orgânico: Insetos-praga

Como Plantar Morango Orgânico:Insetos-praga

Aprender a plantar Morango é o desejo de muita gente, e pode ser o seu também. Agora imagine aprender a plantar morango orgânico, sem nenhum resíduo de agrotóxico.

Participei do Dia de Campo realizado pelo Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural), onde reuniu os melhores especialistas na área de cultivo de morango.

O Dr. José Salazar Zanuncio Junior ensina como conviver com os principais insetos-praga utilizando o controle biológico e utilização de iscas armadilha. Conheça os estragos que o acaro-rajado, os tripes, os pulgões, a broca-do-morango e as lagartas do morango podem fazer e esteja preparado para identificá-los.

Para um controle eficaz é preciso também fazer o monitoramento da lavoura visando conhecer os níveis populacionais da praga que não causam prejuízos econômicos. Toda semana é importante verificar por amostragem folhas, frutos e ramos.

Para o Ácaro rajado, por exemplo as amostragens são realizadas em folhas. Se houver a presença de pelos menos 2 ácaros em 25% das folhas analisadas é um indicativo para usar algum tipo de controle.

Aprenda mais sobre como fazer hortas orgânicas, receba gratuitamente o primeiro capítulo do livro “4 passos para fazer uma Horta Orgânica em sua Casa”

Principais pragas do morango

Então, gostou? Faça seus comentários aqui em baixo que responderei com maior prazer.

Quer receber os artigos da Universidade Orgânica no seu e-mail? 

Responsive image

Fabio Morais


Gosto do cheiro da terra molhada e tomar banho de chuva. Gosto da roça, do contato com a terra. Minha profissão! Engenheiro Agrônomo que ama a agricultura orgânica e agroecologia.