Como Plantar Morango Orgânico: Insetos-praga

Como Plantar Morango Orgânico:Insetos-praga

Aprender a plantar Morango é o desejo de muita gente, e pode ser o seu também. Agora imagine aprender a plantar morango orgânico, sem nenhum resíduo de agrotóxico.

Participei do Dia de Campo realizado pelo Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural), onde reuniu os melhores especialistas na área de cultivo de morango.

O Dr. José Salazar Zanuncio Junior ensina como conviver com os principais insetos-praga utilizando o controle biológico e utilização de iscas armadilha. Conheça os estragos que o acaro-rajado, os tripes, os pulgões, a broca-do-morango e as lagartas do morango podem fazer e esteja preparado para identificá-los.

Para um controle eficaz é preciso também fazer o monitoramento da lavoura visando conhecer os níveis populacionais da praga que não causam prejuízos econômicos. Toda semana é importante verificar por amostragem folhas, frutos e ramos.

Para o Ácaro rajado, por exemplo as amostragens são realizadas em folhas. Se houver a presença de pelos menos 2 ácaros em 25% das folhas analisadas é um indicativo para usar algum tipo de controle.

Aprenda mais sobre como fazer hortas orgânicas, receba gratuitamente o primeiro capítulo do livro “4 passos para fazer uma Horta Orgânica em sua Casa”

Principais pragas do morango

Então, gostou? Faça seus comentários aqui em baixo que responderei com maior prazer.

Quer receber os artigos da Universidade Orgânica no seu e-mail? 

Responsive image

Fabio Morais


Gosto do cheiro da terra molhada e tomar banho de chuva. Gosto da roça, do contato com a terra. Minha profissão! Engenheiro Agrônomo que ama a agricultura orgânica e agroecologia.
  • Elis Alberta

    Maravilha Fabio!
    Eu, uma leiga total, embora muito interessa na ecologia e produção familiar por ter tido um pouco de contato com a terra na minha infância. Não me sentia a vontade para iniciar um modesto cultivo no quintal. Hj através do seu canal e grupo já me aventuro a semear as sementes dos orgânicos que consumimos aqui em casa. Tenho separado todas as sementes possível. E já comecei a plantar.

    • Guest

      Oi Elis, fico muito feliz em saber que estou ajudando você a iniciar uma horta. Iniciei esse blog com esse propósito

    • Fabio Morais

      Oi Elis, fico muito feliz em saber que estou ajudando você a iniciar uma horta. Iniciei esse blog com esse propósito e disse para mim mesmo: se pelo menos uma pessoa se beneficiasse das informações já estaria feliz.

  • Guest

    Oi Elis, fico muito feliz em saber que estou ajudando você a iniciar uma horta. Iniciei esse blog com esse propósito e disse para mim mesmo: se pelo menos uma pessoa se beneficiasse das informações já estaria feliz. Acredito que muito mais pessoas como você estou ajudando. A medida que as plantinhas forem crescendo, poste as fotos lá no grupo. Qualquer dúvida me chame. Muito Obrigado.

  • Paulo Sato

    TROFIBIOSE THEORY : Ácaro é carrapato !! Na roça, existe um dizer, que quem cresceu, convivendo com gente sábia da roça já ouviu :” EM BOI GORDO NÃO PEGA CARRAPATO”. Se uma plantação, seja morango, ou qualquer outra, SE TIVER ÁCARO, é porque está desequilibrada nutricionalmente. (boi magro ) àcaros, insetos, se alimentam de amino ácido que é síntese de proteina. Se na planta não tiver alimento para os ácaros, ou seja amino ácidos livres – não haverá população de ácaros. EQUILIBRE NUTRICIONALMENTE A PLANTA QUE NÃO HAVERÁ NENHUM TIPO DE PRAGAS. Uma planta não é diferente de gente. Uma criança – enquanto tiver amamentando somente com o leite da mãe – não terá qualquer tipo de doença. NENHUMA, nem gripe, nem nada. – porque 100% do que ela precisa tem no leite materno. Se desequilibrar dando coisas que alguns médicos recomendam, aparece as doenças. A TERRA É MÃE. SE TIVER SAUDÁVEL, COM TODOS MINERAIS EM EQUILÍBRIO, NÃO TERÁ QUALQUER TIPO DE DOENÇA. Life is very simple my friends –

    • Oi Paulo, você conseguiu explicar de uma maneira muito didática a Teoria da Trofobiose. Ela se aplica quando o ecossistema tende ao equilibrio, coisa muito difícil de acontecer com a espécie humana na terra. Na agricultura é possivel minimizar o desequilibrio utilizando técnicas de manejo da biodiversidade. Inserindo organismos que vão enriquecer o agroecossistema reduzindo drasticamente aqueles organismos causadores de danos aos cultivos.

  • Afranio Medeiros

    Olá, parabéns pela publicação.
    Existe alguma indicação de onde conseguir as mudas?
    Na internet, o que encontrei foram valores surreais.
    (para uma plantação pequena, em casa, a nivel de experiência e consumo próprio)

    • Oi Afranio, realmente não existe muito viveiros de mudas de morango. Os agricultores que atendo, compram as mudas de viveiros em São Paulo e Minas Gerais com valores que variam de 0,30 a 0,50/muda, mas em grande quantidade. Existem tambem a possibilidade de compra de matrizes para multiplicação, nesse caso as matrizes são mais caras. Onde você tentou comprar e a que preço estavam? Quantas mudas você precisa? Abraços.

  • Maria Eunice

    Fábio, comeceI fazer um minhocário em caixas e queria saber se eu posso por as minhocas e ir pondo sobras pra elas, ou eu tenho que primeiro fazer um composto pra depois por as minhocas .Já tentei muitas vezes, mas dá bicho, tipo larvas de varejeira, baratas, é normal?
    Excelente o seu artigo.Acompanho todos!

    • Oi Maria, tudo bem? As minhocas são muito sensíveis a qualidade da alimentação. Alterne entre restos de alimentos e palhas secas, sempre controlando a umidade que deve fica por volta de 70%. Cascas de frutas, restos de pão, gramas secas ou verdes. Não pode colocar ossos, restos de carne, restos de comida com excesso de gordura, frutas cítricas você também deve evitar. tem acesso a estercos bovinos, de coelho ou cavalo? Use, mas antes devem ser curtidos como explicado no artigo para depois serem oferecidos a minhoca. Está dando larvas pois ha excesso de resíduos orgânicos muito úmidos, alterne uma camada de restos mais úmidos e uma camada de restos secos, sempre cobrindo totalmente os resíduos úmidos para os insetos não colocarem seus ovos. Minhocas não gostam de luz, cubra a caixa.

  • Felipe Albernaz

    Excelente…parabéns pela publicação!!!

    É muito graificante ver produtores nesse ramo cada vez mais empenhados a fornecer um produto de qualidade diferenciada que é o nosso “PRODUTO ORGÂNICO”

    VÍ UMA MATÉRIA INTERESSANTE SOBRE O MORANGO ORGÂNICO…

    http://thiagoorganico.com/2016/05/17/morango-organico-alimento-organico/

    Um abraço!

    • Obrigado Felipe, estamos na luta por uma alimentação cada vez mais saudável.