Neem: um excelente inseticida natural

O Neem ou Nim como é popularmente conhecida no Brasil, é uma árvore que tem origem na Índia, pode atingir até 25 metros de altura e 10 metros de diâmetro quando as condições de clima e solo são favoráveis. Não há registros de sua idade, mas acredita-se que essa planta realmente se originou em Burma, no Sudeste Asiático sendo utilizada a mais de 5.000 anos.

Seu nome científico é Azadirachta indica e possui uma gama enorme de usos, inclusive na agricultura por ser um excelente inseticida natural e contribuir no controle de insetos-praga e doenças em plantas. Na agricultura orgânica já é utilizado como inseticida natural sobre várias formas: o óleo retirado dos frutos e pó de folhas ou ramos triturados.

Sua ação inseticida e repelente já foi comprovada em mais de 400 espécies de insetos agindo no comportamento alimentar, no desenvolvimento do inseto, na inibição de postura de ovos, e na fecundidade.

Atuação no comportamento alimentar

Quando um inseto inicia sua alimentação em parte da planta tratada com Neem, três compostos entram em ação: A Azadiractina, Salanina e Melandriol. Essas substâncias provocam movimentos antiperistausticos no seu sistema digestivo, como se o inseto fosse “vomitar” o alimento. Isso causa a paralização na alimentação e repelência a planta. Em insetos sugadores a alimentação também é bloqueada.

Regulação no crescimento

O ciclo de vida dos insetos é marcado pela fase de Ovo, larva ou lagartas, pupa ou ninfas e inseto adulto. A Azadiractina interfere no mecanismo de crescimento dos insetos impedindo a troca de fases. Em muitos casos pode-se encontrar pupas e lagartas deformadas.

Fecundidade e postura de ovos

O nim também impede que os insetos coloquem seus ovos sobre partes das plantas, e além disso diminui sua fecundidade ou seja, o número de ovos depositados nas plantas pelas fêmeas dos insetos é muitoprejudicado. Provocando a diminuição da população do inseto na horta.

Formas de utilização do Neem na sua horta orgânica

Em sistemas de produção de alimentos orgânicos a utilização do Neem é permitida por ser praticamente atóxico ao ser humano e não causar danos ao meio ambiente.

Atualmente já existem empresas que comercializam o Neem sobre várias formas, mas para o uso em hortas existe basicamente duas:

Óleo de Neem– é extraído pelo processo de prensagem das sementes secas. É nessa forma que há maiores concentrações de substâncias com efeito inseticida e repelente.

Para o controle de lagartas, pulgões, tripes, ácaros e mosca branca em hortas orgânicas é recomendável a utilização na concentração de 1 a 3%.

Folhas – podem ser utilizadas secas e trituradas ou ainda verdes em preparados caseiros.

Cabe ressaltar que a quantidade de compostos ativos da planta pode variar com a época de colheita e parte da planta utilizada, mas na maioria dos casos as sementes possuem altos teores desses compostos.

Deixe seu comentário aqui em baixo, que responderei com maior prazer.

Abraços.

Agrônomo da Universidade Orgânica