Neem: um excelente inseticida natural

O Neem ou Nim como é popularmente conhecida no Brasil, é uma árvore que tem origem na Índia, pode atingir até 25 metros de altura e 10 metros de diâmetro quando as condições de clima e solo são favoráveis. Não há registros de sua idade, mas acredita-se que essa planta realmente se originou em Burma, no Sudeste Asiático sendo utilizada a mais de 5.000 anos.

Seu nome científico é Azadirachta indica e possui uma gama enorme de usos, inclusive na agricultura por ser um excelente inseticida natural e contribuir no controle de insetos-praga e doenças em plantas. Na agricultura orgânica já é utilizado como inseticida natural sobre várias formas: o óleo retirado dos frutos e pó de folhas ou ramos triturados.

Sua ação inseticida e repelente já foi comprovada em mais de 400 espécies de insetos agindo no comportamento alimentar, no desenvolvimento do inseto, na inibição de postura de ovos, e na fecundidade.

Atuação no comportamento alimentar

Quando um inseto inicia sua alimentação em parte da planta tratada com Neem, três compostos entram em ação: A Azadiractina, Salanina e Melandriol. Essas substâncias provocam movimentos antiperistausticos no seu sistema digestivo, como se o inseto fosse “vomitar” o alimento. Isso causa a paralização na alimentação e repelência a planta. Em insetos sugadores a alimentação também é bloqueada.

Regulação no crescimento

O ciclo de vida dos insetos é marcado pela fase de Ovo, larva ou lagartas, pupa ou ninfas e inseto adulto. A Azadiractina interfere no mecanismo de crescimento dos insetos impedindo a troca de fases. Em muitos casos pode-se encontrar pupas e lagartas deformadas.

Fecundidade e postura de ovos

O nim também impede que os insetos coloquem seus ovos sobre partes das plantas, e além disso diminui sua fecundidade ou seja, o número de ovos depositados nas plantas pelas fêmeas dos insetos é muitoprejudicado. Provocando a diminuição da população do inseto na horta.

Formas de utilização do Neem na sua horta orgânica

Em sistemas de produção de alimentos orgânicos a utilização do Neem é permitida por ser praticamente atóxico ao ser humano e não causar danos ao meio ambiente.

Atualmente já existem empresas que comercializam o Neem sobre várias formas, mas para o uso em hortas existe basicamente duas:

Óleo de Neem– é extraído pelo processo de prensagem das sementes secas. É nessa forma que há maiores concentrações de substâncias com efeito inseticida e repelente.

Para o controle de lagartas, pulgões, tripes, ácaros e mosca branca em hortas orgânicas é recomendável a utilização na concentração de 1 a 3%.

Folhas – podem ser utilizadas secas e trituradas ou ainda verdes em preparados caseiros.

Cabe ressaltar que a quantidade de compostos ativos da planta pode variar com a época de colheita e parte da planta utilizada, mas na maioria dos casos as sementes possuem altos teores desses compostos.

Deixe seu comentário aqui em baixo, que responderei com maior prazer.

Abraços.

Agrônomo da Universidade Orgânica

• Roberta Nader

Oi Fabio, obrigada pelas informações. Você sabe onde eu posso comprar óleo de neem na cidade de são paulo, pra usar na minha hortinha caseira?

• Yann Viana

Fábio, tenho uma muda de Nim de meio metro em meu quintal, além de algumas mudas frutíferas com mais ou menos o mesmo tamanho. Apenas a presença do Nim pode ajudar contras as possíveis pragas?

• Oi Yann, tudo bem? A presença do nim simplesmente não é capaz de afastar as pragas. O que você pode fazer é um inseticida natural com suas folhas ou sementes.

• Ariane Pompermayer

Fábio, posso usar o óleo de Nim pra afastar o percevejo-gaucho?

• Oi Ariane, o nim é dá mais resultado para o controle de lagartas, pulgões e cochonilha. Em qual lavoura está esse percevejo?

• IVANILDO IVAN

sera possivel que so a presença do nim no meio das plantas atacadas poder afugenta as pragas

Oi Ivanildo, boa pergunta. Não existe pesquisa nesse sentido mas vou dar minha opinião baseada em experiência de campo. Quando o neem é plantado ele é bem atacado por formigas cortadeiras e me parece que o principio ativo não é eficiente contra elas nessas condições. Uma coisa e pegar a planta, extrair e concentrar o principio ativo para uso como inseticida, outra coisa é em em condições naturais ele ter alguma ação contra insetos. Mas vale a pena ter algumas arvores de neem na propriedade até para fazer o extrato das folhas e sementes. Obrigado pela pergunta e qualquer dúvida estou por aqui.

• IVANILDO IVAN

so mas uma professor, gostaria de saber como prepara o extrato de nen aparti das folhas

No dia 10 de junho de 2017 às 10:58, Disqus escreveu:

1 kg de folhas trituradas de neem
          2 litros de água
          Deixar em repouso por 2 dias, coar e aplicar na concentração máxima de 5%

50 ml de calda + 950 ml de água (para fazer 1 litro)

• Jacira G. Melo

Acredito que não afugente. Tenho um pé de neem bem grande e embaixo várias outras plantas ( pé de amora anão, trepadeiras e outras) e não impede que sejam atacadas por pulgões e cochonilhas que por sua vez atraem as formigas