8 Variedades de tomate para sua horta orgânica

Uma das recomendações fundamentais para quem deseja fazer uma horta orgânica é o uso de plantas (sementes e mudas) mais adaptadas e resistentes às condições climáticas, do solo, e aos insetos e doenças.

Para o tomate não é diferente e por apresentar uma certa fragilidade em relação ao excesso de umidade e ataque de doenças e pragas, muita gente acreditava não ser possível plantar  de forma orgânica ou no sistema orgânico. Digo com experiência: isso não passa de mito!

Graças a tecnologia e o resgate de variedades crioulas foi possível selecionar materiais de tomate excelentes para sua horta orgânica. Apresento aqui uma amostra de um dos trabalhos mais importantes desenvolvidos no Brasil pelo INCAPER – Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural com sede em Vitória, ES.

O INCAPER tem uma Unidade de Referência em Agroecologia (URA) no Município de Domingos Martins,ES, onde desenvolve pesquisas sobre sistema orgânico de produção de alimentos.

Uma dessas pesquisas é o resgate e seleção de variedades crioulas de tomate para o sistema de produção orgânico. As variedades foram coletadas de agricultores de várias regiões do Brasil ou obtidas em instituições de pesquisa vegetal de outros países. Todas elas estão a mais de 20 anos multiplicadas neste sistema e sendo realizadas, dentre várias pesquisas, ensaios  de produtividade, adubação e de resistência a pragas e doenças.

Selecionei as 8 variedades de tomate mais promissoras para sua horta orgânica de acordo com o INCAPER.

Grupo Cereja
Diâmetro transversal: menor 4 cm
Peso: 15 a 30 g

Crédito: Fabio Morais

Cultivar CHT-104
Origem: Asian Vegetable Research & Development Center (AVRDC)
Características:frutos arredondados, classificados como comerciais com diâmetro acima de 2 cm.

Cultivar Seriguela
Origem:Agricultores orgânicos do município de Santa Maria do Jetibá,ES
Características: Alto grau de resistência a mela ou requeima (Phytophthora infestans). Possui frutos com formato alongado e classificados como comerciais quando atingem acima de 3 cm de comprimento

Grupo Italiano
Diâmetro: 3 a 5 cm
Comprimento: 7 a 10 cm
De um modo geral, cultivares desse grupo possuem polpa espessa e coloração vermelha bem escura.

Cultivar Possmoser
Origem: Agricultores orgânicos do município de Santa Maria do Jetibá,ES
Características: Frutos alongados com cerca de 7 cm

Cultivar São João
Origem: Agricultores do Município de Laranja da Terra, ES (ano 2007)
Características:  frutos alongados com comprimento médio de 8 cm e diâmetro médio de 3,5 cm

Grupo Santa Cruz
Grupo de tomates mais populares e comercializados no Brasil.
Frutos oblongos pesando de 80 a 200 g
Cultivar Roquesso
Origem: Agricultores da região serrana do Estado do Espírito Santo
Características:  Frutos oblongos com comprimento médio de 5,8 cm e diâmetro médio de 5,3 cm. Peso médio de 93 g.

Cultivar Coração de Boi
Origem: Agricultor orgânico do Município de Capim Branco, MG
Características: Frutos grandes e pesados (194 g).Comprimento médio de 7 cm e diâmetro médio de 7,3 cm.

Grupo Saladinha
Cultivar Bocaina
Origem: Agricultores orgânicos do Estado de São Paulo
Características: Comprimento médio de 5,4 cm e diâmetro médio de 6,1 cm

Cultivar Yoshimatsu
Origem: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA.
Características: Comprimento médio de 4,6 cm e diâmetro médio de 5,4 cm

Todas as variedades ainda estão sendo multiplicadas a mais de 10 anos e submetidas a seleção massal  em pesquisas realizadas pela URA/INCAPER. A disponibilidade de sementes orgânicas ainda é um problema para os agricultores pois ha poucas empresas produtoras e órgãos públicos de pesquisa e extensão não possuem quantidades suficientes para suprir a demanda do mercado de orgânicos.

Está aí um grande potencial de mercado para agricultores que desejam produzir sementes orgânicas de hortaliças.
Esse foi mais um artigo da Universidade Orgânica para você, espero que tenha gostado. Até o próximo!